top of page

O que seu contador faz enquanto você administra sua empresa.

  • Foto do escritor: JJ Contabilidade
    JJ Contabilidade
  • 21 de nov. de 2023
  • 2 min de leitura

As empresas brasileiras dedicam, em média, 1.958 horas por ano apenas para dar conta da gestão tributária, conforme levantamento feito pelo Banco Mundial e publicado no relatório Doing business.

ree

Essa quantidade de tempo equivale a mais de cinco horas diárias ao longo dos 365 dias do ano e engloba desde o período dedicado ao entendimento das normas legais até a apuração e o pagamento dos tributos. Parece muito? Pois essa é apenas uma parte do trabalho realizado pelos escritórios de contabilidade. O papel do contador é ajudar o

empresário na gestão tributária, fiscal e contábil da empresa, para que ele não precise se preocupar com esses serviços e tenha acesso a informações estratégicas para a tomada de decisões.

Quando o empresário recebe relatórios periódicos e vê que a situação fiscal da organização está regular, sabe que o trabalho está sendo realizado satisfatoriamente. O que nem sempre fica tão evidente são as atribuições necessárias para viabilizar essa assessoria.


Custo Brasil


Uma boa empresa contábil fará com que o empresário possa direcionar sua energia àquilo que ele sabe fazer, que é empreender. Enquanto isso, o contador se dedica a entender as complicadíssimas regras de apuração e de recolhimento dos tributos, um dos aspectos mais críticos do sistema tributário. Além de compreender a legislação e acompanhar suas mudanças, ele frequentemente tem de repassar esse conhecimento para os clientes, treinando e orientando os colaboradores internos das empresas sobre como executar corretamente todos os processos.

Os escritórios de contabilidade também precisam investir muito em tecnologia, pois softwares mais avançados facilitam a busca de informações e otimizam processos.

Todo esse esforço é para bancar o custo Brasil e garantir que as empresas atendidas estarão

em dia com as suas obrigações. Dessa forma, evitam autuações fiscais, com multas altíssimas, que podem chegar a até 225% do valor do tributo não pago e também evitam

que as empresas sejam autuadas por deixarem de prestar informações ao fisco ou fornecê-las com erros ou omissões.



 
 
bottom of page